domingo, 25 de novembro de 2012

Jardel vs. Sp. Braga: Catorze golos em onze jogos!

(Em Portugal, só ao serviço do Beira-Mar, é que Jardel não conseguiu marcar ao Sp. Braga.)
Uma vez que este domingo se joga um Sp. Braga - FC Porto, a RTPMemória transmitiu esta madrugada um encontro entre arsenalistas e dragões referente à décima jornada do campeonato português de 97/98, encontro esse que os portistas venceram por 2-1, com dois golos de...Mário Jardel, claro está.
Posto isto, decidi verificar quantos golos marcou Jardel aos bracarenses durante as épocas que representou clubes portugueses. O saldo, como não poderia deixar de ser,  é inteiramente positivo: foram 889 minutos repartidos por onze jogos e duas competições - campeonato e taça -, dois cartões amarelos, um duplo cartão amarelo e respectivo vermelho, e catorze golos, o que dá uma média de mais de um golo por jogo.
Em quatro temporadas no FC Porto, Jardel marcou nove golos em sete jogos frente aos bracarenses, enquanto que pelo Sporting, Super Mário fez cinco golos em três jogos. Pelo Beira-Mar frente aos minhotos, ficou em branco.
Voltando à partida que vi esta madrugada, resta-me referir a habitual eficácia de Jardel, que em três remates fez dois golos, e acabou substituído aos 67' minutos, depois de ter levado um amarelo por protestos: logo aos dois minutos abriu o activo, após cruzamento de Rui Jorge na esquerda, com Wozniak a defender um primeiro remate do goleador brasileiro, mas na recarga este a não perdoar; e o segundo, precisamente ao minuto trinta, cruzamento de Drulovic também na esquerda, e conclusão fácil de Jardel, a fazer o 1-2, que haveria de se manter até final.
Zahovic, Capucho, Drulovic e companhia jogavam, Jardel marcava. No fundo, estava lá para isso, e fazia-o melhor do que ninguém.

1 comentário:

  1. Jardel como foste um dos melhores pontas de lança da historia do futebol na minha opinião o teu futuro no futebol poderia passar por uma posição especifica que ainda não existe mas que poderia ser essencial no futebol, treinador de pontas de lança... assim como já existem os treinadores de guarda-redes também faz falta os treinadores de ponta de lança, e o meu sporting que o diga, em 9 jogos só marcou 7 golos, o wolfswinkel precisava de um treinador especializado para o ensinar a marcar golos.

    ResponderEliminar